Giz de Cera Reciclado

Friozinho cortando na alta, crianças agasalhadas até o último fio de cabelo, vento nada colaborativo para que elas brinquem ao ar livre tranquilamente… Oh céus, o que fazer?

A sugestão dessa semana envolve algo que crianças e adultos podem fazer juntos, dentro de casa, com nível de bagunça zero, promovendo ainda a conscientização sobre reciclagem de materiais. Nessa semana vamos colorir!! Mas dessa vez criando o próprio giz!

A ideia é reunir todos os pedacinhos de giz de cera disponíveis em casa e que não são mais utilizados para formar um novo giz! Pode-se reuni-los da forma que quiser: por cor, por tons, ou até mesmo misturar tudo e formar um giz multicor. As crianças vão adorar fazer e mais ainda colorir com inúmeras cores num só objeto. Nessa atividade serão trabalhadas a imaginação, criatividade e coordenação motora – porque a gente curte a ideia de aprender brincando.

É bem simples: reúna os pedacinhos de giz. Caso tenha pedaços maiores, dê uma quebradinha neles para que possam derreter por igual. Coloque os montinhos em formas de silicones (para uso no micro-ondas) ou em formas de metal (para uso no forno convencional) conforme seu gosto. Feito isso é só levar ao forno. No caso do micro-ondas, bastam 2 minutos em potência alta (no caso de formas com formatos pequenos) ou 4 minutos (no caso de formas com formatos maiores). Se for usar o forno convencional, bastarão 10 minutos no forno já pré-aquecido a 200° por 5 minutos. Depois de levar ao forno, deixe descansar por 2 horas para desenformar. Pronto!! Agora é só pegar papel e dar asas à imaginação.

Conte pra gente como foi e poste nas redes sociais com a #BrincandoComFNFbh

#1: O tempo de derretimento pode variar dependendo do tipo de forno e da qualidade do giz, portanto, caso precise de um tempinho a mais para derreter tudo, ajuste o tempo.

#2: Cera quente pode queimar, então fique de olho nas crianças ansiosas para que o giz fique pronto. Mantenha-as em segurança.

#3: Há quem não goste de esperar… Se for um deles, pode-se acelerar o tempo de espera colocando o giz na geladeira ou freezer.

por Liliane Oliveira

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?