Piolhos: e agora?

Piolhos!! Essa palavrinha deixa qualquer um em pânico e, diante do aumento de incidência de piolhos, principalmente nas escolas, o Festa na Floresta resolveu abordar o assunto com o objetivo de trazer informações que sejam úteis e práticas para papais e mamães. Vamos conferir?

Os famosos piolhos são insetos bem pequenos, com cerca de 2 a 4 milímetros, que vivem, em geral, no couro cabeludo e são tão comuns quanto a gripe em crianças. Segundo pesquisas, estima-se que cerca de ¼ das nossas crianças já foram infestadas por piolhos. Juntamente com eles encontramos as lêndeas, com cerca de 1 milímetro de tamanho e que nada mais são do que os ovos postos pelos piolhos fêmeas. Um piolho pode viver cerca de 40 quarenta dias e nesse período pode produzir até 400 ovinhos que ficam grudados no couro cabeludo por um período de 8 dias até que nasça um novo piolho. Como dito acima a maior parte dos piolhos são encontrados no couro cabeludo, mas eles também podem ser encontrados nos pelos do corpo e nos pelos pubianos. O local onde eles vão se instalar vai depender do tipo de espécie de cada piolho.

Importante esclarecer que piolhos não são sinais de falta de higiene, de forma que higienizar os cabelos e o couro cabeludo (embora seja indicado) não garantem a não infestação. Outro fato importante para se ressaltar é que os piolhos não têm poderes para voar ou até mesmo pular de um local para outro. A sua transmissão ocorre pura e simplesmente por contato pessoal ou pelo uso de objetos em comum. Como as crianças interagem de forma muito mais próxima elas acabam sendo mais infectadas por esses insetos. A prática de compartilhar objetos pessoais com terceiros também é passível da transmissão de piolhos. Acessórios para cabelo, roupas, toalhas, fones de ouvido são exemplos comuns de objetos onde os piolhos podem sobreviver por até 2 dias até que consigam alcançar o couro cabeludo onde poderão então se hospedar.

Nem sempre uma criança infestada vai apresentar sintomas que acusem a infestação, como a coceira, por exemplo e também vermelhidões no couro cabeludo. Por isso é importante passar sempre em revista as cabecinhas dos pequenos para evitar que os piolhos se espalhem entre as crianças. A propósito, essa inspeção é ainda o melhor dos tratamentos contra esse tipo de insetos, seguidos por inseticidas especiais que podem vir em formas de shampoos, por exemplo. Para os casos em que os BI se mostrem resistentes, há remédios de via oral. Para ambos os tratamentos com inseticidas é imprescindível a instrução de um médico quanto a prescrição do melhor tratamento a ser utilizado já que existem inúmeras opções de medicamentos que possuem substâncias que podem prejudicar os pequenos. Para a prescrição também deve-se levar em conta a idade da criança: para cada faixa etária há um medicamento específico.

Uma outra forma, embora bem mais demorada e requer um nível bem maior de paciência, é a remoção de piolhos e lêndeas usando um pente bem fino que deve ser passado mecha a mecha até que o cabelo fique totalmente livre desses insetos. O uso de vinagre e azeite podem facilitar nesse processo. O vinagre morno ainda pode ser adicionado a um condicionador e aplicado no cabelo antes de passar o pente fino para impedir a fixação das lêndeas no couro cabeludo e nos fios, facilitando sua remoção.

Em caso de infestação por piolhos, suspenda a frequência da criança à escola a fim de impedir que outras crianças também sejam infestadas e comunique o fato às professoras e demais responsáveis pelas crianças para que possam averiguar suas cabecinhas periodicamente a fim de identificar possíveis piolhos o quanto mais cedo possível e começar o tratamento antes que eles se multipliquem.

E aí, já conferiu a cabecinha do seu filho hoje?

Vem logo, vem pra floresta!

por Liliane Oliveira

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?