Os primeiros 1000 dias de vida são cruciais na vida de todo o ser humano. É nessa fase que o cérebro, a estrutura física e o sistema imunológico constroem suas bases para garantir uma vida saudável ao longo de toda a existência e é quando a vida mais cresce e se desenvolve também. Por isso, nesses primeiros 1000 dias, é importante cuidar para essas bases sejam sólidas, fortes, e isso se faz através de uma alimentação de boa qualidade e que considere o equilíbrio de todos os nutrientes necessários para a boa manutenção da saúde. Oferecer estímulos à vida que se inicia também é uma contribuição excelente para esse bom desenvolvimento.

Os primeiros 1000 dias, ao contrário do que se pensa, começam no primeiro dia de gestação, logo no início da vida, e vão até os dois anos do bebê. E nesse espaço de tempo é possível influenciar tudo o que acontecerá na vida futura, daí a importância desse período na vida de qualquer um. O que deve se destacar aqui, em outras palavras, é que 80% das intervenções ambientais sofridas é que vão determinar o modo como um indivíduo vai crescer e se desenvolver ao longo da vida. E a nutrição é uma dessas intervenções.

É de conhecimento de todos que uma boa nutrição começa pelo aleitamento materno, mas antes disso tudo é preciso considerar o período de gestação onde a mãe deve receber todos os nutrientes que forem necessários, em doses coerentes para esse período, uma vez que o feto ali gerado também recebe todos esses nutrientes. Uma vez adotados hábitos alimentares saudáveis durante a alimentação, o aleitamento materno também seguirá por esse caminho. Após essa fase virá a introdução de outros alimentos que acontecerá conforme a rotina e o planejamento de cada família. Vale ressaltar que em todas essas fases é importantíssimo o acompanhamento do pediatra e/ou nutricionista especializado nessa faixa etária para que a criança receba todo o suporte necessário para o seu desenvolvimento.

Certo é que a vida é o bem mais precioso que se recebe, portanto, vale à pena assegurar um bom futuro, garantindo-o hoje. E para todas essas etapas lindas e todos esses 1000 dias, conte com o Festa na Floresta, porque se tem algo que vale à pena viver, vale à pena também celebrar!

por Liliane Oliveira

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?