Regra de Etiqueta em Festas

Todo mundo já ouviu falar em regra de etiqueta. Mas será que todos conhecem a regra de etiqueta em festas? Organizar um evento memorável tem uma boa dose de arte e muito depende da qualidade dos anfitriões. Entretanto, são os convidados que selam, com chave de ouro, uma boa festa. Por isso a importância de ressaltar algumas formas de comportamento que são esperadas e outras que devem ser evitadas. Vem descobrir como ser um convidado de ouro!

A primeira regra de etiqueta passa pelo campo da gratidão. Ao ser convidado para um evento festivo leve em consideração que você foi escolhido entre outras muitas pessoas. E isso significa que você é, de alguma forma, importante para os anfitriões. Então, ao receber um convite seja gentil e agradeça não só a oportunidade, assim como a honra de ter sido considerado.

Segunda regra: você é um convidado, não o anfitrião da festa. E isso quer dizer que você não pode sair levando quem você quiser á tiracolo. Respeite o convite direcionado unicamente à você e, em caso de não conseguir comparecer, avise aos organizadores. Assim eles poderão se reorganizar e até mesmo escolher uma outra pessoa que não tenha sido convidada para ocupar o seu lugar.

Responda ao RSPV! Essa é a terceira regra de etiqueta. Quando os anfitriões solicitam essa confirmação de presença é com o intuito de oferecer a melhor experiência festiva para você. Diante disso, responda prontamente com um ‘sim’ ou com um ‘não’, se for o caso. Mas não faça essa confirmação verbalmente, pois dificilmente o organizador vai conseguir lembrar de todos que optaram por essa modalidade.

A regra de etiqueta é sempre positiva: respeite-a!

Quarta regra! Caso seja solicitado um traje específico, respeite-o. Obviamente que, independente do traje solicitado, não significa que você tenha que perder o seu estilo. Caso não seja solicitado, use um que combine mais com a ocasião.

Não seja inconveniente. A quinta regra da etiqueta é exatamente esta: não banque o fiscal da festa. Afinal, você foi convidado para curtir a ocasião, celebrar com os anfitriões e alegrar-se com cada momento propiciado. Não banque o reclamão se o ar não estiver na sua temperatura preferida ou se o canapé servido não é o que mais te agrada. O mesmo vale para o estilo musical executado na festa: sem essa de ficar pedindo o DJ para trocar. Não se esqueça: você é um convidado de honra, mas isso não te faz dono da festa!

Sexta regra: tenha e use o bom senso ao ingerir bebidas alcoólicas. Como dito, a festa é uma ocasião para celebrar e não para pagar mico ou até mesmo para envergonhar os anfitriões. Então, tenha cautela ao beber, reconhecendo seus limites e evitando estragar a festa.

Se você tem aquele smartphone super power com câmera de alto desempenho, a sétima regra de etiqueta é para você. Você não é o fotógrafo, é um convidado. Sendo assim, nada de ficar atrapalhando os profissionais contratados para registrar os melhores momentos da festa. Pode fotografar? Pode, claro! Mas sem intervir no trabalho dos outros.

A oitava regra fecha esse ciclo com a primeira sugestão: gratidão. Mas gratidão, de novo? Sim, de novo! Mas não pelo mesmo motivo. Essa dica vale para os anfitriões. Seja grato por cada presente recebido. Grande, pequeno, colorido, monocromático, não importa. O seu convidado investiu tempo e recursos para lhe oferecer algo por essa ocasião especial. Então, agradeça. Seja pessoalmente, ao receber o presente. Seja depois da festa, através de cartões ou e-mail. O que vale, portanto, é ser grato por tudo e sempre. Combinado?

por Liliane Oliveira

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?