O que tem na lancheira do seu filho?

Muitas crianças encaram o fim das férias e o retorno das atividades escolares como algo desanimador. Mas a volta às aulas pode ser bem divertida e saborosa, a começar pela hora do recreio! Afinal, que criança não gosta de sentar com os amigos para comer um lanchinho bem gostoso?

Aproveite o início das aulas e ofereça a seu filho opções nutritivas e saborosas de lanche. Coloque frutas, sucos naturais ou integrais sem esquecer de uma opção de carboidrato combinado com uma proteína. Deixe que ele participe da escolha dos itens, leve-o com você quando for comprar as frutas, por exemplo. Incluir o pequeno nessas atividades é uma excelente oportunidade para promover o interesse por uma alimentação cada vez mais saudável.

Caso não tenha a disponibilidade de preparar o suco na hora, pode optar por processar a fruta com o mínimo de água possível. Aí você congela e na hora de preparar a lancheira basta pegar dois ou três cubos do preparado e colocar na garrafinha, orientando que a criança acrescente um pouco mais de água na hora de lanchar. Há perda de vitaminas nesse processo? Sim. Há. Mas ainda é bem melhor do que optar por sucos industrializados cujo índice de açúcar é elevadíssimo e totalmente contra-indicado para a alimentação infantil. Sanduíches podem ser preparados na véspera e embalados. Algumas frutas podem ser picadas e armazenadas na geladeira também. E ainda tem aquelas que nem precisam picar, basta já deixá-las higienizadas, prontas para ir pra lancheira.

Vale abusar da criatividade para manter uma alimentação equilibrada, saudável e saborosa. O que não vale é marcar bobeira e comprometer não só a saúde, mas também o desempenho escolar do seu filho ao escolher alimentos que nada acrescentam e ainda prejudicam a saúde e o desenvolvimento deles.

E aí? Já pensou o que seu filho vai levar na lancheira amanhã?

por Liliane Oliveira

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?