Vamos beber água?

A água representa cerca de 75% do corpo humano e tem um papel de grande importância no processo de desenvolvimento do corpo humano, por isso é vital que as crianças sejam ensinadas desde cedo a incluí-la em sua rotina diária. Os pequenos não param um minuto e, devido a esse fator, sua quantidade de líquido corporal sofre baixas mais rapidamente que a de um adulto.

Entre seus benefícios, a água regula a temperatura corporal, livra o organismo de toxinas, melhora o funcionamento cerebral e do intestino, além de auxiliar no processo de digestão dos alimentos. Na sua falta, ela pode sobrecarregar o rim provocando um desequilíbrio hídrico e, em seu excesso, elimina sais minerais importantes, o que é muito prejudicial. Por isso é muito importante prestar bastante atenção para que o consumo de água seja feito de forma equilibrada, de acordo com a necessidade de cada um, observando, para isso, o peso, tamanho, tipo de atividades físicas praticadas, clima e também os tipos de alimentos que se costuma consumir ao longo do dia.

Para isso, preparamos uma tabelinha que vai ajudar muito nesse cálculo da quantidade de água ideal que deve ser consumida pelas crianças e até pelos adultos: utilidade para a família inteira!

Lembrando que bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno não precisam consumir água, pois a composição do leite da mãe já possui a quantidade de água necessária para suprir as suas necessidades. Já bebês que têm sua alimentação complementada por fórmulas precisam beber água e, vale ressaltar que a água utilizada no preparo das fórmulas não deve ser considerada para o cálculo da quantidade ideal de consumo de água, certo? Já as crianças maiores precisam ser incentivadas a consumir esse alimento tão rico. Para isso, vale até mesmo criar um filtro exclusivo, com gelos de plástico bem coloridos e, o mais importante, que possam ficar em um local acessível a elas, porque assim elas podem beber sempre que quiserem e não precisam depender de um adulto para o consumo.

Uma outra forma bacana de ensinar às crianças sobre a importância da água é dando o exemplo. O calor já deu sinais que veio para ficar e não dá pra bobear na hidratação dos pequenos! E você aí? Já bebeu água hoje?

por Liliane Oliveira

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?