Desenvolvimento Infantil – 2 a 3 anos

Falar sobre o desenvolvimento infantil é discorrer sobre novidades que ocorrem o tempo todo. Cada etapa vencida é única e sempre enche de orgulho os corações de pais e mães, afinal, o bebê está crescendo, se desenvolvendo, amadurecendo. Quanto mais cresce, mais rápido conquista novas habilidades e assim vai conquistando um mundo que é totalmente novo. E na fase de 2 a 3 anos não é diferente. Vamos descobrir o que vem por aí?

Fisicamente, o bebê já é capaz de saltar, correr. Seu equilíbrio e coordenação aumentam dia a dia. Ele já pega os talheres, come sozinho e já faz obras de artes lindas com o lápis. É nessa etapa do desenvolvimento infantil que ele começa a controlar a bexiga e intestino, o que significa que em breve ele dará adeus às fraldas.

Intelectualmente, é a fase dos ‘por quês’. Tudo ele quer saber! Seu desenvolvimento cognitivo está a todo vapor e as competências linguísticas já estão bem melhor desenvolvidas. Ele já consegue se expressar aliando fala e gestos. A memória e concentração dão um salto incrível nessa fase do desenvolvimento infantil, tanto que o bebê já é capaz de retomar uma atividade de onde parou, se interrompido por algum motivo. As sequências numéricas já começam a ser aprendidas e também a classificação de categorias como, por exemplo, bonecas grandes, bonecas pequenas, carrinhos verdes ou azuis.

Socialmente, o bebê ainda está muito apegado à mãe, mas já reage melhor à sua ausência a partir dos 32 meses o que não quer dizer que vez ou outra ainda reaja com certa ansiedade. Nessa fase ele adora ouvir e criar suas próprias histórias, claro, de um jeito bem peculiar.

Emocionalmente, esse é o momento em que o bebê precisará de ajuda para lidar com suas emoções. O papel dos pais é fundamental aqui uma vez que eles serão as pessoas que indicarão para o bebê que tipo de atitude é adequada ou não, de acordo com a situação e ambiente. As birras são uma ferramenta muito utilizada para atrair a atenção e também podem ser utilizadas para expressar o sentimento de frustração, muito comum nessa etapa. Apoio e afeto são cruciais aqui.

Os traços do bebê começam a desaparecer tornando evidente a criança que começa a despontar naquele corpinho ainda tão pequeno. Curtir cada momento é preciso, sem esquecer da importância do incentivo e apoio para que o seu bebê se torne uma criança cada vez mais feliz e saudável.

Na semana que vem, o Festa na Floresta BH trará mais uma fase do desenvolvimento infantil: de 3 a 4 anos. Agora sem fraldas e com muita, muita energia para gastar. Fique ligadinho aqui com a gente! Ainda tem muita vida pra celebrar por aqui!

por Liliane Oliveira

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?