Desenvolvimento Infantil – 3 a 4 anos

Na série sobre o desenvolvimento infantil começamos uma nova etapa. Por mais que você não perceba ou que seu coração não aceite a evolução, o seu bebê agora é uma criança e já demonstra sinais de independência muito fortes e faz questão de deixar isso bem claro. Acostume-se, ele está crescendo e junto com ele, cresce também o amor! Vem descobrir o que esperar nessa fase dos 3 aos 4 anos!!

Fisicamente, a criança leva seu nível de independência até nas questões de higiene. O controle das suas necessidades fisiológicas já existe, principalmente no período diurno. Sua atividade motora é grande, sendo capaz de andar de velotrol, bicicleta com rodinhas ou outro equipamento similar, subir e descer escadas também. A criança nessa fase já consegue também se vestir sozinha e certamente batalhará para conseguir calçar os sapatos. Tenha paciência nessa fase porque certamente ela não conseguirá tão facilmente amarrá-los, e precisará da sua ajuda, ajuda essa que ela não admitirá e provavelmente até fique brava se você intervier. Tenha cautela ao proceder esta ajuda para que a criança não se exalte mais do que o necessário.

Intelectualmente, a fase da curiosidade continua mas num nível mais elevado e mais coerente. O que a criança ouve, ela já é capaz de compreender quase em totalidade. Nessa fase do desenvolvimento infantil a criança estará mais apta também a compreender os numerais iniciais, tendo inclusive condições de repeti-los sequencialmente. De 1 a 3 já está de bom tamanho, não precisa força-los demais a completar a dezena. A imaginação também está se desenvolvendo e a criança facilmente já brincará de faz de contas de uma forma mais consistente. Incentive-a, brinque com ela… dê asas a tudo isso.

Socialmente, a criança passa por uma fase mais egocêntrica, precisando de ajuda para conseguir compartilhar seus pertences com outros amiguinhos ou mesmo com outros membros da família. Paralelamente a isso, a criança nessa fase é totalmente dependente da aprovação dos adultos mais próximos e por isso tenta agradá-los de várias formas. A interação com outras crianças para a ser mais natural permitindo que ela possa se divertir ainda mais com outros coleguinhas.

Emocionalmente, a criança já consegue se ausentar da presença da mãe com mais facilidade sem maiores transtornos pois sua autoconfiança está melhor desenvolvida. Entretanto, na presença de estranhos, o medo pode se manifestar e nesses momentos, é importante deixar bem claro o quanto ela está segura e protegida.

Essa fase do desenvolvimento infantil traz também o início do desenvolvimento moral e ético, quando a criança começa a discernir o que é certo ou errado. É importante ficar sempre atento pois a opinião dos outros passa a ter um alto valor para ela. Uma analogia interessante é comparar a criança ao chão de cimento fresco. Tudo o que for dito e vivido deixará marcas eternas, por isso a importância de zelar por elas com todo carinho do mundo.

E nossa série sobre o desenvolvimento infantil está acabando. Na semana que vem o Festa na Floresta BH abordará a última faixa etária desse ciclo que abordou a primeira infância. Não perca… ainda tem muita coisa bacana para se conquistar até o quinto ano! Não perca! Vem pra floresta!!

por Liliane Oliveira

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?