Desenvolvimento Infantil – Introdução

O desenvolvimento infantil é uma pauta sempre aberta entre pais e mães, sejam estes marinheiros de primeira viagem ou pais já bem carimbados no que diz respeito a criação de filhos. E o motivo desse assunto nunca ser concluído é simples: cada criança tem seu tempo, o seu modo de encarar cada etapa de vida, o seu tipo de personalidade que é único, e cada um desses fatores refletem diretamente no progresso de desenvolvimento de cada um. Isso quer dizer que o desenvolvimento infantil não tem uma receita precisa cujo resultado seja idêntico para cada um dos pequenos. Cada um é cada um.

O Festa na Floresta BH, com o objetivo de ajudar mais um pouquinho a vida dos pais e mães, fez um levantamento de como as crianças tendem a se desenvolver em cada faixa etária. Como dito anteriormente, o desenvolvimento infantil não é linear e muitas são as variantes que determinam o seu avanço. O processo é gradual e cada criança responde a essa construção de um modo diferente, de forma que é importante lembrar que se seu filho não enquadra exatamente dentro dos padrões comuns estabelecidos nesse levantamento, não significa que há algo de errado com ele. O fato de algo não estar dentro do comum não significa que também não seja normal, ok? Por isso é importante estar sempre em dia com o seu pediatra de confiança porque ele certamente conhece seu filho em detalhes e saberá precisar o que de fato merece atenção especial ou não.

Uma outra dica importante que o Festa na Floresta BH separou para esse post é a prática do respeito. Crianças também são seres humanos e, como tais, desde sempre, merecem todo o respeito. Respeitar cada uma delas é acatar quem elas são, individualmente. Por isso, não tente pular etapas. Se você acha que seu filho está demorando a passar uma etapa, não o apresse. Dê a ele o benefício do tempo, afinal, ele ainda está em formação. Não estimule-o de forma excessiva, nem de forma escassa. Mantenha o equilíbrio para que ele cresça saudavelmente não só física, mas também emocionalmente. Seus filhos são exemplares únicos e de uma importância inestimável. Orgulhe-se deles, de cada avanço, mas cuidem para que eles não sejam transformados em meros objetos de comparação e/ou competição. Se pais e mães praticarem o respeito diante do desenvolvimento infantil de sua criança, certamente, muitos conflitos futuros serão evitados garantindo um desenvolvimento feliz e mais que satisfatório.

E aí? Curioso sobre o que esperar dos pequenos em cada fase de vida? Então fique ligado nos próximos posts. O Festa na Floresta BH preparou uma série sobre esse tema e, para facilitar ainda mais, separou tudo por faixa etária! A cada semana um grupo de idades diferente! Não perca!

É o Festa na Floresta BH contribuindo para que alegrias não faltem na vida de cada um de vocês para que sempre existam motivos para celebrar! Por isso nos empenhamos em oferecer um ambiente totalmente propício, colorido, alegre e muito saudável que atue como extensão do seu lar para o desenvolvimento infantil do seu filho. Vem fazer a festa! Vem pra floresta!!

por Liliane Oliveira

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?