A geração alpha é a geração que compreende todas as pessoinhas nascidas a partir de 2010. É a chamada “geração do futuro”. Visto que esta é uma geração ainda em formação, é preciso saber o que se espera dela. Feito isso, é importante reforçar qual o papel das famílias como agentes que contribuirão diretamente para a formação dessa geração.
A geração alpha acabou de nascer, pode-se dizer. Entretanto, ela já se garante como a geração mais inteligente e tecnológica que já existiu. Isso você pode comprovar facilmente. Basta colocar um dispositivo eletrônico na mão dos pequenos para ver que eles o fazem funcionar sem qualquer instrução. Coisa que não aconteceu com as outras gerações que precisaram se adaptar ao uso da tecnologia.
Esse comportamento aponta que a geração alpha é uma geração muito mais independente que a geração z. Um outro ponto que também se ressalta é a capacidade para resolução de problemas de forma ainda mais facilitada.
Mas porque a geração alpha desponta assim, de forma tão inteligente?
Esses pequenos já se mostram tão espertos por uma questão simples: os estímulos a que estão expostos desde que nascem. O quarto do bebê, ainda antes de nascer, já é projetado pensando no melhor ambiente para que ele se desenvolva. A forma de alimentá-lo também. E assim a criança cresce e desde cedo, já vai para a escola, coisa que não acontecia anteriormente. Na geração y, as crianças começavam sua trajetória escolar, em maior parte, aos seis ou sete anos. E na escola, o modo de ensinar já se mostra mais customizado, de acordo com as preferências de cada criança. Assim, tudo o que permeia a rotina da criança, de brinquedos ao material de aprendizagem, é voltado para esse desenvolvimento sensorial. O que antes se aprendia a longo prazo, como na geração x, hoje é natural na vida da geração alpha.
Geração Alpha x Equilíbrio
Entretanto, como tudo na vida é preciso manter o equilíbrio de todas as coisas para que os resultados desses estímulos sejam positivos. Por exemplo, o fato da geração alpha ter uma estrutura familiar menos hierarquizada, permitindo um diálogo maior entre pais e filhos – o que é ótimo – não significa que os pais não tenham a mesma autoridade sobre eles. Por mais inteligentes que sejam, as crianças ainda precisam de norte, de limites e de uma base para se desenvolverem de forma saudável ao longo da vida. Filhos continuam sendo filhos e pais continuam sendo pais. E o equilíbrio, por sua vez, continua sendo a melhor escolha para todas as coisas.
Portanto, estimule o seu filho, ouça o que ele tem a dizer. Respeite e incentive a sua autonomia. Mas não deixe de desempenhar o seu papel como pai/mãe. Você é o principal instrumento para que a geração alpha – a geração do futuro – cresça de forma saudável e transforme esse mundo num lugar melhor para se viver. E esse futuro, embora possa parecer distante, já bate às portas.
Para entender melhor o conteúdo desse post, veja o vídeo:
Fonte do Vídeo: Youtube
por Liliane Oliveira