O dia das crianças está se aproximando e, como de praxe, a família inteira se mobiliza para presentear os pequenos. As crianças, por sua vez, já ficam ansiosas, contando nos dedos o dia tão esperado, cheias de expectativas quanto ao que vão ganhar. E a torcida quase sempre esbarra no desejo mais comum: que seja um brinquedo!
Mas será que tudo aquilo que as crianças anseiam realmente é interessante considerar como positivo para o seu desenvolvimento? Será que o brinquedo tão esperado, e muitas das vezes, tão pedido, ajudará no processo de brincar que, ao contrário do que muitos pensam, vai muito além da diversão?
Foi pensando na importância do brincar na vida das crianças que, além da diversão, promove desde a saúde mental, como também seu bem-estar físico e mental, e no intuito de ajudar pais e demais familiares na escolha dos presentes, que o Festa na Floresta BH preparou algumas questões que podem servir de orientação na hora de escolher o que ofertar a cada uma delas. Esperamos que seja útil!
Questão nº 1: seu filho realmente precisa desse brinquedo ou ele apenas quer ter aquilo que os demais colegas têm?
Questão nº 2: este brinquedo é uma novidade para a criança ou ela já tem alguns parecidos?
Questão nº 3: este brinquedo depende de pilhas ou baterias ou há alternativas artesanais que não precise desse tipo de energia?
Questão nº 4: este brinquedo demanda alguma ação por parte da criança, ou ele se basta, fazendo tudo sozinho?
Questão nº 5: este brinquedo promove estímulos ligados à criatividade e imaginação?
Questão nº 6: este brinquedo possibilita fazer quantas coisas? Uma, duas?? Interessante que seja mais do que isso.
Fazendo boas escolhas, pensando sempre no bom desenvolvimento dos pequenos, você não só contribuirá de forma positiva para o seu crescimento como também ensinará a eles como tomar decisões inteligentes!


