Iogurte Natural Caseiro

No post anterior o Festa na Floresta abordou a importância do consumo de iogurte natural, assim como o de outros alimentos probióticos, para a prevenção e o tratamento de doenças. Isso porque, as bactérias benéficas contidas nesses alimentos fortalecem e protegem o organismo de ameaças contra o seu pleno funcionamento.

Por isso, no post de hoje o Festa na Floresta traz uma receita simples e bem prática de iogurte natural para que você forme o seu próprio exército do bem. Esse preparo caseiro possui algumas vantagens que não têm preço, além do seu baixo custo. Uma delas é o de produzir o seu iogurte natural a partir de ingredientes de sua escolha e cuja procedência você conheça de forma a garantir um alimento rico em nutrientes e com o mínimo de intervenções possível. A outra vantagem é preparar um alimento que mantenha, a partir do leite escolhido, uma riqueza de fibras, vitaminas, além de lactobacillus à sua inteira disposição.

O iogurte natural, preparado de forma caseira, é muito mais saudável devido a diversidade maior de probióticos que apresenta. Além do mais, possui outros nutrientes e também contém menos aditivos e conservantes. E o açúcar, tão temido por mamães e papais pode ser melhor controlado ou até mesmo descartado.

Para formar o seu exército do bem você vai precisar de muito pouco: 1000ml de leite integral e 1 pote (100ml) de iogurte natural. A partir deles você vai produzir um iogurte natural super cremoso e cheio de bons soldados.

O preparo é muito simples. Em primeiro lugar, aqueça o leite até ferver. Após ter fervido, desligue o fogo a fim de que o leite esfrie até 40°C. Quanto o leite atingir essa temperatura é o momento certo de adicionar o iogurte natural, misturando bem. Finalmente, reserve a mistura em um recipiente limpo, seco e com tampa por cerca de 8 a 12 horas. Passado esse tempo, o seu iogurte natural caseiro estará pronto, seja para beber ou para usar no preparo de outras delícias.

Bora fazer um iogurte natural delicioso?

 

Dicas importantes para preparar o seu iogurte natural:

  • Caso não tenha termômetro culinário é bem simples descobrir a temperatura aproximada do leite para a adição do iogurte natural. Coloque o seu dedo mindinho dentro do leite fervido enquanto conta até dez (sem ter pressa). Se conseguir manter seu dedo imerso sem que o calor incomode, está na hora de prosseguir com a receita. A ideia é ter um leite bem morninho…
  • O recipiente onde você deixará o iogurte descansar pode ser uma caixinha de leite, dessas com tampa de rosca. Mas para usar a caixinha, reduza a quantidade de leite para 900ml, do contrário, não caberá tudo dentro dela. 
  • Caso tenha facilidade, opte pelo leite de verdade, aquele que vem direito da vaca. Se não tiver esse, tente comprar o leite de saquinho, conhecido como leite pasteurizado. Entretanto, se não encontrar, use o leite de caixinha mesmo (UHT). Em princípio, todos os leite darão certo. Todos farão iogurte natural, mas quanto maior a intervenção, menos (ou nenhum, dependendo da escolha) nutrientes benéficos você terá.
  • Reserve 100ml do seu iogurte caseiro prontinho para o próximo preparo. 

por Liliane Oliveira

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?