Meus Filhos Não Me Obedecem!

Seu filho é lindo, inteligente e super saudável mas tem uma dificuldade enorme para obedecer seus comandos? Por mais que você fale ou sinalize, parece que ele não lhe dá a mínima? Pois bem, estes podem ser sintomas de uma comunicação inadequada entre você (um adulto) e seu filho (uma criança) e não necessariamente um caso de indisciplina e desobediência por parte do pequeno. Este post é um conjunto de sugestões muito simples e práticas para que você modifique a forma de se comunicar com sua criança e alcance a atenção do seu filho de forma a torna-lo mais obediente ao que você diz. Bora lá?

Antes de abrir nossas sugestões é importante lembrar que resultados duradouros e realmente significativos não acontecem instantaneamente, mas são conquistados dia a dia, à medida que você vai mudando de atitude e essas passam a fazer parte da rotina familiar. Então não vale acreditar que porque você seguiu cada sugestão hoje, amanhã seu filhote estará 100% atento às suas palavras, ok? Dito isso, vamos começar!

1ª Sugestão: Quando for emitir um comando a seu filho, não o faça de forma rude e distante. Agache-se de forma a ficar na altura dele e mantenha um contato visual afetuoso, de forma que o mantenha à vontade. Isso vai fazer com ele sinta-se amado, valorizado, o que faz um bem danado para sua autoestima. Certamente ele se esforçará em prestar atenção ao que você diz e receberá sua ordem de forma bem natural.

2ª Sugestão: Antes de emitir o comando, chame-o pelo nome, ou da forma habitual de tratamento usada entre vocês: ‘Bia (filha, minha filha), eu gostaria que você me trouxesse uma caneta.’ Isso faz toda a diferença!

3ª Sugestão: Crianças precisam de comandos práticos, rápidos, sucintos. Se você criar todo um enredo ao invés de simplesmente ir ao ponto correrá um risco enorme de ser pouco ou nada compreendido. Seja breve, use frases curtas para que ele possa entender exatamente o que você quer que ele faça.

4ª Sugestão: Como saber se meus comandos estão sendo breves o bastante para que não prejudique a compreensão do meu filho? Muito simples. Assim que emitir seu comando, peça a seu filho para repeti-lo para você. Se ele o fizer certinho, provará que entendeu bonitinho aquilo que você pediu. Caso ele se enrole ao repetir, mude a forma de expressar seu comando e tente novamente. Mas faça-o com todo amor do mundo.

5ª Sugestão: Fato é que ninguém curte receber ordens, certo? E isso inclui nossos pequenos. Mas há algo que eles gostam muito e que pode perfeitamente ser aproveitado nesse processo de condução à obediência. Nossos filhos curtem demais a ideia de nos agradar, isso é natural. Então, quando der seu comando, dê a ele a oportunidade de lhe agradar. Quer ver um exemplo? ‘Bia, eu gostaria que você trouxesse uma caneta para mim.’ Dessa forma, você dá ao seu filho um motivo para que ele o obedeça: agradá-lo ao invés de somente obedecer um comando.

Essas sugestões são bem simples e não demandam praticamente nada da gente além da boa vontade em ajudar nossos filhotes, conduzindo-os pelo bom caminho. Certamente a correção dessa rota os levará a conquistas muito maiores.

por Liliane Oliveira

E aí? Curtiu? Vai tentar? Conta pra gente depois… Queremos saber!

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?