Chuva, e agora?

A chuva chegou por aqui marcando presença geral e com isso vem o tédio da molecada que não pode descer para brincar no parquinho, ir à piscina, jogar bola no campão ou em qualquer outro lugar aberto. Mas não é porque está chovendo que a criançada precisa perder a diversão. O Festa na Floresta BH, pensando em garantir a diversão dessa meninada, traz neste post uma série de sugestões super bacanas para que as crianças possam gastar suas energias e brincar à vontade, mesmo em dias de chuva. Vamos lá?

  1. Livros de Colorir: essa é uma forma bem bacana de transformar os dias cinzentos em dias coloridos e super alegres. Você pode usar desenhos já existentes em casa ou pode também baixar novos via internet. São muitas as opções dos materiais para colorir: giz de cera, lápis de cor, canetas tipo hidrocor, tinta guache (na versão de pintura a dedo, pincel ou até aquarela) e canetas diversas. As crianças podem escolher um destes materiais ou podem optar por usar todos eles fazendo diversas combinações. Vale também pode sugerir que elas criem seus próprios desenhos. É só contar com a imaginação e toda a criatividade que elas têm e pode até reservar uma parede da casa para expor. Elas vão adorar!
  2. Quebra-Cabeça: esse é um tipo de brinquedo que além de unir a família, também ajuda as crianças a se empenharem na resolução de problemas. Caso não tenha exemplares em casa, você pode construir um retirando imagens legais de livros ou revistas e recortando as peças. Super fácil de preparar!
  3. Jogos de Cartas: há os baralhos convencionais, os com personagens, enfim… Opções não faltam para que, de uma ferramenta de diversão, possa tirar várias opções de diversão.
  4. Jogos de Tabuleiro: quem não gosta de uma competição saudável? Os jogos de tabuleiro proporcionam sensações das mais variadas nos pequenos. Seja em jogos de estratégia, mímica, compra, venda, adivinhação, perguntas e respostas, o que vale é reunir a galerinha e deixar a diversão acontecer naturalmente. Há também os clássicos tabuleiros de dama e xadrez, que você pode rapidamente elaborar em casa, caso não tenha nenhum jogo de tabuleiro disponível para a exploração da garotada.
  5. Livros de Atividades: todo mundo tem uma banca de revistas perto de casa onde se encontra uma infinidade de opções de atividades como: caça-palavras, labirintos, cruzadinhas, o famoso jogo dos sete erros e ligue os pontos. Atividades para todas as idades esquecerem até a chuva que desce lá fora. E caso não anime sair de casa para comprar, vale buscar pela internet também.
  6. Leitura: um guarda chuva coberto com lençóis dará às crianças pequenas cabaninhas onde eles poderão fazer um rodízio de livros, onde cada criança poderá contar uma história por vez. Você também pode se unir a elas e contar a sua própria história, caso se sinta apto para tal. Ninguém resiste a boas histórias e estórias, muito menos as crianças.
  7. Artes Manuais: cola, rolos de papel higiênico, copinhos de iogurte, tampinhas de pet, papéis coloridos, glitter, etc. Tudo pode se transformar em brincadeiras incríveis se as crianças forem incentivadas a usar a criatividade e criar as suas próprias engenhocas. É diversão mais que garantida, porque ideias não faltarão.
  8. Fotografias: a chuva também oferece um ótimo momento para reunir as crianças e relembrar, através do álbum de fotografias da família, os tempos passados. Relembrar como elas se vestiam, do que brincavam, como elas eram quando mais novas ou quando nasceram. Serve também para conhecer parte da história que deram origem a cada uma delas. Histórias de família contada através de imagens não só afagam, mas também aquecem o coração de qualquer um.
  9. Culinária: essa é uma opção para a hora do intervalo para o lanche. Envolva as crianças no preparo de um bolo, um sanduíche ou até uma vitamina. Elas manterão a diversão e ainda garantirão que o lanche saia delicioso.
  10. Filmes e Videogame: chuva, pipoca e filme formam uma combinação perfeita! Se puder vir recheado de uma fila de títulos então, nem se fala. Só vai dar a galerinha vidrada na telinha e ávidas por mais e mais pipoca! Jogos de videogame também são bem legais nesses momentos. Mas deixe para oferecer essas opções quando todas as outras estiverem esgotadas, até porque, se a chuva for estilo tempestade, o indicado é nem optar por usar aparelhos elétricos. Bom mesmo é a criança se exercitar e liberar tudo o de maravilhoso que puder surgir de suas próprias cabecinhas.

Mas e se a luz acabar? Ahhhh, se a luz acabar a diversão só tende a melhorar. Basta lançar mão de umas lanternas que, automaticamente, elas mesmas se encarregarão de todo o resto. Para isso, tenha sempre pilhas de reserva para que a alegria esteja garantida e deixe as crianças livres para criar suas próprias oportunidades.

Essas são as dicas que o Festa na Floresta BH preparou para que você e suas crianças não sejam pegos de surpresa pela chuva! E a maior dica de todas é que no Festa na Floresta BH só tem surpresa pra lá de boa! Aqui você conta com um espaço incrível para ser seu, todo coberto, sequinho, super ventilado, com cheirinho de natureza e com uma estrutura muito top disponível para que você e seus convidados se divirtam um monte. Com ou sem chuva, vem fazer festa aqui! Vem pra Floresta!!

por Liliane Oliveira

Compartilhe

Mais do blog

Princípios do Slow Parenting

No post anterior o Festa na Floresta trouxe informações muito importantes sobre o movimento dos “pais sem pressa”. Então, na

O movimento Slow Parenting

A rotina das nossas crianças está sobrecarregada. A modernidade e o desejo de possibilitar um futuro de sucesso a esses

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?